domingo, 12 de setembro de 2010

A Tabela Periódica dos Elementos

A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.



TRÍADES DE DÖBEREINER


Em 1829, Johann W. Döbereiner teve a primeira idéia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em três - ou tríades. Essas tríades também estavam separadas pelas massas atômicas, mas com propriedades químicas muito semelhantes. A massa atômica do elemento central da tríade, era supostamente a média das massas atômicas do primeiro e terceiro membros. Lamentavelmente, muitos dos metais não podiam ser agrupados em tríades.




PARAFUSO TELÚRICO DE CHANCOURTOIS


Em 1863, A. E. Béguyer de Chancourtois dispôs os elementos numa espiral traçada nas paredes de um cilindro, em ordem crescente de massa atômica. Tal classificação recebeu o nome de parafuso telúrico.




LEI DAS OITAVAS DE NEWLANDS


Um outro modelo foi sugerido em 1864 por John A.R. Newlands (professor de química no City College em Londres) onde os elementos poderiam ser arranjados num modelo periódico de oitavas, ou grupos de oito, na ordem crescente de suas massas atômicas. Este modelo, colocou o elemento lítio, sódio e potássio juntos, esquecendo o grupo dos elementos cloro, bromo e iodo, e os metais comuns como o ferro e o cobre. A idéia de Newlands, foi ridicularizada pela analogia com os sete intervalos da escala musical e a Chemical Society recusou a publicação do seu trabalho no periódico (Journal of the Chemical Society).



TABELA DE MENDELEYEV


Finalmente, Dimitri Ivanovitch Mendeleyev apresentou uma classificação, que é a base da classificação periódica moderna, colocando os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas, distribuídos em oito colunas verticais e doze faixas horizontais. Verificou que as propriedades variavam periodicamente à medida que aumentava a massa atômica.





A classificação deixava ainda espaços vazios prevendo a descoberta de novos elementos, os quais já tinham até sua densidade pré-calculada. E por incrível que pareça, todas as previsões de Mendeleiev se concretizaram. Em 1879, Swede Lars Nilson descobriu o Escândio (Sc), previsto por Mendeleiev como eka-borom. EKA significa 1 em sânscrito e quer dizer que fica uma linha após o elemento, na mesma coluna. Em 1886, German Clemens Winkler descobriu o Germânio (Ge) previsto também por Mendeleiev como eka-silicon ( eka-silício ).

A TABELA PERIÓDICA MODERNA



Finalmente, com a contribuição do físico inglês Henry Gwin-Jeffreys Moseley, a tabela periódica adquire a sua configuração atual, baseada na ordem crescente dos números atômicos dos elementos e não mais na massa, como Mendeleiev propusera.
A tabela atual é dividida em 7 períodos (linhas horizontais) conforme as camadas K, L, M, N, O, P e Q (ou níveis energéticos) e em 18 grupos ou famílias (linhas verticais) com elementos de propriedades semelhantes.




Clique aqui para ver a Tabela Periódica Interativa.

Nenhum comentário: